Cursos e Grupos
Cursos e Grupos

Grupo de Habilidades Preditoras da Alfabetização
A alfabetização é um processo que vai muito além da leitura e escrita. Antes de dominar essas competências, a criança precisa desenvolver uma base sólida — formada por habilidades fundamentais que favorecem uma alfabetização bem-sucedida e prazerosa.
Para quem?
Crianças de 4 e 5 anos, na fase da pré-alfabetização — um período dedicado ao desenvolvimento de competências essenciais que antecedem a alfabetização formal.
Habilidades desenvolvidas:
-
Conhecimento alfabético
-
Vocabulário e ampliação do repertório linguístico
-
Habilidades de linguagem oral e Habilidades auditivas: Consciência fonológica , descriminação auditiva, compreensão auditiva e memória fonológica.
-
Motricidade fina
-
Nomeação rápida e velocidade de processamento
-
Funções executivas
-
Habilidades práticas e lúdicas de forma contextualizada
Quando?
Encontros semanais com duração de 1h20.

Grupo de Alfabetização
Alfabetização é um processo contínuo e complexo, desenvolvido por meio de estágios progressivos, nos quais a criança constrói, gradualmente, suas habilidades de leitura e escrita.
Esse processo envolve diferentes níveis de compreensão da linguagem escrita, que vão desde a fase pré-silábica até a fase alfabética.
Para quem?
Crianças de 6 a 8 anos, em fase de alfabetização, que precisam desenvolver e avançar no processo por meio de estímulos e estratégias adequadas para aprimorar a leitura e a escrita.
Quando?
Encontros semanais com duração de 1h20.

Grupo de Fluência Leitora e Ortografia
A leitura fluente não é apenas o processo de decodificar palavras. Ela envolve ler com precisão, ritmo adequado e expressão, permitindo a compreensão do texto que está sendo lido.
A leitura passa por estágios de desenvolvimento até alcançar a fluência, formando o que chamamos de leitor fluente.
Para quem?
Crianças alfabetizadas (nível alfabético) que precisam desenvolver a fluência e a compreensão leitora, adquirindo habilidades de interpretação de texto e ortografia de forma significativa e contextualizada.
Quando?
Encontros semanais com duração de 1h20.

Grupo de Habilidades Sociais “Entre-nós"
“Entre Nós” – nosso Grupo de Habilidades Sociais – é um espaço seguro, lúdico e acolhedor, onde as crianças e adolescentes poderão aprender a se comunicar melhor, lidar com emoções e cooperar com os colegas. Teremos um time interdisciplinar integrado – psicóloga, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional – atuando juntas. Isso significa que a criança será acompanhada em suas diferentes dimensões: linguagem, comportamento, interação, autorregulação e participação social. Isso porque, quando diferentes olhares se somam, os resultados se multiplicam. Se você acredita que seu filho, criança ou adolescente, pode se beneficiar desse apoio, entre em contato e venha conhecer o nosso grupo. Desenvolver habilidades sociais é abrir caminhos para a vida.

Curso "Trilhas da Inclusão"
Objetivo do Programa: Capacitar toda a equipe da escola — coordenadores, professores, assistentes, pedagogos, orientadores — para construir uma cultura de inclusão real, prática e eficaz no dia a dia escolar.
Não é só teoria.
Não é só sobre cumprir lei.
É sobre mudar o jeito de ver e acolher TODAS as crianças.
Conteúdo:
1. Inclusão é rotina, não mais exceção... Princípios da educação inclusiva (base legal e ética)
2. Compreendendo as Neurodiversidades e as Necessidades Específicas
3. Escola Acessível: Adaptações e Apoios Possíveis
4. Tomada de decisão pedagógica centrada no aluno
5. Família e Comunidade: Parcerias que Fortalecem a Inclusão
6. Construindo e Sustentando uma Cultura Inclusiva
On-line ou presencial na sua escola!

Curso"Todos na Roda"
Tema Central: Cuidar, Incluir e Ensinar — Competências Humanas e Colaboração na Escola Inclusiva.
Objetivo do Programa: Capacitar professores, auxiliares pedagógicos, orientadores educacionais e demais educadores para desenvolver competências humanas essenciais, fortalecer a colaboração entre os diferentes agentes escolares e consolidar uma cultura de inclusão prática e afetiva, promovendo o pertencimento e a aprendizagem de todos os estudantes.
Conteúdo:
1. Escola inclusiva começa com vínculos
2. Competências socioemocionais na prática docente
3. Colaboração entre profissionais: ninguém inclui sozinho
4. Escola e família: construindo uma aliança real
On-line ou presencial na sua escola!



