top of page

Cursos e Grupos

Cursos e Grupos

female-primary-or-elementary-school-teacher-reads-2024-10-19-16-46-35-utc.jpg

Grupo de Habilidades Preditoras da Alfabetização

A alfabetização é um processo que vai muito além da leitura e escrita. Antes de dominar essas competências, a criança precisa desenvolver uma base sólida — formada por habilidades fundamentais que favorecem uma alfabetização bem-sucedida e prazerosa.

Para quem?

Crianças de 4 e 5 anos, na fase da pré-alfabetização — um período dedicado ao desenvolvimento de competências essenciais que antecedem a alfabetização formal.

 Habilidades desenvolvidas:

  • Conhecimento alfabético

  • Vocabulário e ampliação do repertório linguístico

  • Habilidades de linguagem oral e Habilidades auditivas: Consciência fonológica , descriminação auditiva, compreensão auditiva e memória fonológica.

  • Motricidade fina

  • Nomeação rápida e velocidade de processamento

  • Funções executivas

  • Habilidades práticas e lúdicas de forma contextualizada

Quando?

Encontros semanais com duração de 1h20.

pexels-pragyan-bezbaruah-1720188.jpg

Grupo de Alfabetização

Alfabetização é um processo contínuo e complexo, desenvolvido por meio de estágios progressivos, nos quais a criança constrói, gradualmente, suas habilidades de leitura e escrita.
Esse processo envolve diferentes níveis de compreensão da linguagem escrita, que vão desde a fase pré-silábica até a fase alfabética.

 

Para quem?

Crianças de 6 a 8 anos, em fase de alfabetização, que precisam desenvolver e avançar no processo por meio de estímulos e estratégias adequadas para aprimorar a leitura e a escrita.

 

Quando?

Encontros semanais com duração de 1h20.

happy-female-teacher-and-schoolkids-looking-at-cam-2025-04-04-11-11-16-utc.jpg

Grupo de Fluência Leitora e Ortografia

A leitura fluente não é apenas o processo de decodificar palavras. Ela envolve ler com precisão, ritmo adequado e expressão, permitindo a compreensão do texto que está sendo lido.
A leitura passa por estágios de desenvolvimento até alcançar a fluência, formando o que chamamos de leitor fluente.

 

Para quem?

Crianças alfabetizadas (nível alfabético) que precisam desenvolver a fluência e a compreensão leitora, adquirindo habilidades de interpretação de texto e ortografia de forma significativa e contextualizada.

 

Quando?

Encontros semanais com duração de 1h20.

happy-friends-standing-at-campsite-vacation-2025-04-05-02-17-02-utc.jpg

Grupo de Habilidades Sociais “Entre-nós"

“Entre Nós” – nosso Grupo de Habilidades Sociais – é um espaço seguro, lúdico e acolhedor, onde as crianças e adolescentes poderão aprender a se comunicar melhor, lidar com emoções e cooperar com os colegas. Teremos um time interdisciplinar integrado  – psicóloga, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional – atuando juntas. Isso significa que a criança será acompanhada em suas diferentes dimensões: linguagem, comportamento, interação, autorregulação e participação social. Isso porque, quando diferentes olhares se somam, os resultados se multiplicam. Se você acredita que seu filho, criança ou adolescente, pode se beneficiar desse apoio, entre em contato e venha conhecer o nosso grupo. Desenvolver habilidades sociais é abrir caminhos para a vida. 

multi-racial-group-of-teenager-secondary-school-st-2025-01-09-08-18-23-utc.jpg

Curso "Trilhas da Inclusão"

Objetivo do Programa: Capacitar toda a equipe da escola — coordenadores, professores, assistentes, pedagogos, orientadores — para construir uma cultura de inclusão real, prática e eficaz no dia a dia escolar.

Não é só teoria.

Não é só sobre cumprir lei.

É sobre mudar o jeito de ver e acolher TODAS as crianças.

Conteúdo:

1. Inclusão é rotina, não mais exceção... Princípios da educação inclusiva (base legal e ética)

2. Compreendendo as Neurodiversidades e as Necessidades Específicas

3. Escola Acessível: Adaptações e Apoios Possíveis

4.  Tomada de decisão pedagógica centrada no aluno

5. Família e Comunidade: Parcerias que Fortalecem a Inclusão

6. Construindo e Sustentando uma Cultura Inclusiva

 

On-line ou presencial na sua escola!

diverse-indian-startup-team-collaborating-on-menta-2025-09-22-19-39-16-utc.jpeg

Curso"Todos na Roda"

Tema Central: Cuidar, Incluir e Ensinar — Competências Humanas e Colaboração na Escola Inclusiva. 

Objetivo do Programa: Capacitar professores, auxiliares pedagógicos, orientadores educacionais e demais educadores para desenvolver competências humanas essenciais, fortalecer a colaboração entre os diferentes agentes escolares e consolidar uma cultura de inclusão prática e afetiva, promovendo o pertencimento e a aprendizagem de todos os estudantes.

Conteúdo:

1. Escola inclusiva começa com vínculos

2. Competências socioemocionais na prática docente

3. Colaboração entre profissionais: ninguém inclui sozinho

4. Escola e família: construindo uma aliança real

On-line ou presencial na sua escola!

bottom of page