Perda de memória é o único sinal de demência, correto? Na verdade, não..
Devemos nos preocupar com qualquer mudança no comportamento habitual do sujeito. Um quadro de demência vai muito além da perda de memória, especialmente no seu início.
Muitas outras alterações podem se fazer presentes e serem sutis, o que atrasa o diagnóstico e, consequentemente, retarda o começo da reabilitação. Vamos conhecer alguns dos primeiros sinais e ajudar da detecção precoce? Os idosos podem apresentar:
Dificuldades para compreender metáforas, interpretar provérbios populares e outras frases que contenham sentido figurado - as mensagens passam a ser literais!
Quedas e tropeços frequentes, devido à alteração das funções visuo-espaciais, do controle do equilíbrio / postura ou comprometimento da área cerebral responsável por planejar e executar o movimento (funções práxicas).
Comportamento diferente do habitual: podem tornar-se mais inapropriados, desinibidos, impulsivos ou irritáveis, mas também podem tender a prostração.
Dificuldades para reconhecer objetos e/ou suas funções, bem como de pessoas.
Comportamento ritualístico, associado ao comprometimento das regiões fronto-orbitárias. Observa-se certa perda do poder de crítica, inflexibilidade e dificuldade de tomada de decisões.
Problemas com o manejo das finanças.
Dificuldade de expressão (o idoso tem problemas para informar o que deseja ou pensa) e/ou de compreensão (problemas para entender a informação repassada a ele).
Precisamos conhecer para reconhecer!
Comments