top of page

O que é a Pediatria do Neurodesenvolvimento e do Comportamento?

pexels-artem-podrez-8087860.jpg

 

 

 

 

 

 

Trata-se de novo capítulo dentro da pediatria, que se dedica a estudar o funcionamento cerebral de forma aprofundada, visando prevenir, identificar e intervir o mais precocemente possível diante da possibilidade de transtornos do neurodesenvolvimento, que possam interferir com as esferas cognitiva, sensorial, comportamental ou motora.

​

Dentre os diagnósticos atendidos estão os atrasos e distúrbios do Desenvolvimento Neuropsicomotor (DNPM), Transtorno do Espectro autista, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Dificuldades de Aprendizagem, déficits da linguagem, altas habilidades, deficiência cognitiva, lesões cerebrais congênitas ou adquiridas (paralisia cerebral, sequelas de acidente vascular encefálico, sequelas de processos infecciosos, como COVID, lesões medulares congênitas ou adquiridas.

​

O que esperar da Consulta com o Pediatra do Desenvolvimento?

​

A consulta promove um ambiente acolhedor e de respeito, no qual colhemos a história detalhada do paciente, incluindo os antecedentes familiares, gestacionais e perinatais, antecedentes patológicos, alimentação, história social, etapas do desenvolvimento, padrão de sono…

É realizado um Exame Físico Detalhado de todos os aparelhos e sistemas, incluindo avaliação antropométrica, ausculta cardiopulmonar, exame do abdome, aparelho osteoarticular, exame neurológico completo, observação das etapas do desenvolvimento neuropsicomotor, do comportamento e maneira de brincar e interagir, durante a consulta.

​

A partir de então, será elaborada uma lista de hipóteses diagnósticas, solicitados exames complementares, e avaliações de outros profissionais (Neuropsicólogos, Terapeutas Ocupacionais, fonoaudiólogos, neuropediatras e psiquiatras, quando necessário).

Em algumas situações podem ser necessárias visitas domiciliares ou escolares, bem como a observação da criança em um espaço externo, como um parque, por exemplo.

​

A Família participa ativamente de todo o processo e recebe orientações sobre a estimulação adequada da criança.

Ao longo do acompanhamento são feitos contatos com a Escola e elaborados Laudos e Relatórios em Equipe Interdisciplinar.

​

​

doutora.jpg

Importância do diagnóstico precoce

​

Muitos transtornos do neurodesenvolvimento tem, na sua etiologia, uma base genética. Fatores ambientais e biológicos como prematuridade e problemas perinatais, por exemplo, podem ser gatilhos para que os indivíduos com a alteração genética desenvolvam o problema.

​

Quanto mais precoce for o diagnóstico, mais rápido o tratamento poderá ser iniciado e os resultados serão mais expressivos, uma vez que as janelas de oportunidades estão abertas nos primeiros anos de vida e a velocidade de formação de conexões cerebrais e neuroplasticidade estão na fase de maior desenvolvimento no cérebro.

​

Por isso mesmo, acompanhando a criança desde os primeiros momentos de vida, conhecendo também a dinâmica de sua família, o pediatra tem uma posição ímpar nesta prevenção.

bottom of page